Aumento dos casos de Dengue

Publicado em 15/02/2024 .

O verão não traz apenas sol e calor, trouxe também, um aumento preocupante de casos de Dengue. O Ministério da Saúde acendeu o alerta para a Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e Espírito Santo, apontando um potencial epidêmico para a dengue.

Em Minas Gerais este ano, há a circulação dos quatro sorotipos de dengue, o que aumenta o risco da infecção e dos casos graves da doença.  

 

Quais são os sintomas?

A dengue costuma ter um início com sintomas inespecíficos e, não raro, pode ser confundida com um resfriado ou outras infecções agudas que causam febre.

O quadro geralmente começa com uma febre alta (maior que 38°C) repentina e que pode durar de dois a sete dias.

Outros sintomas vão se somando ao quadro ao longo dos dias:
• Dor de cabeça
• Dores no corpo
• Dores nas articulações (sintoma característico da doença)
• Dor atrás dos olhos
• Prostração
• Fraqueza
• Náuseas e vômitos

No entanto, não é incomum encontrar casos assintomáticos ou com sintomas leves. 

 

Diagnótico

Caso apresente algum dos sintomas acima, procure seu médico de referência ou consulte em nosso Pronto Atendimento Virtual através do WhatsApp: (31) 9.8625-3239.

Se preferir, clique aqui para assistir o vídeo com instruções importantes! 

  

Importante: não use anti-inflamatórios 

(como ibuprofeno, diclofenaco, cetoprofeno).

Atenção: em caso de sangramentos, dor abdominal intensa, sensação de desmaio ou vômitos intensos, procure o pronto atendimento hospitalar da nossa Rede Credenciada.

 

 

Cuide-se

Faça o uso de repelente durante o dia (o mosquito tem atividade diurna e pica principalmente nas primeiras horas da manhã e no final da tarde), telas nas janelas e mosquiteiros, uso de calças compridas (o mosquito pica principalmente nas pernas). Cheque se há água parada nos vasos de plantas, caixas-d’água mal vedadas, restos de materiais de construção, calhas, garrafas retornáveis. Mesmo uma pequena quantidade de água é capaz de oferecer um ambiente para a reprodução do mosquito.

 

Vacina da Dengue

A vacina contra a dengue entra no Calendário Nacional de Vacinação do SUS pela primeira vez em fevereiro de 2024. Conforme o Governo Federal, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, serão as primeiras a serem imunizadas pelo Sistema Nacional de Saúde, de forma gratuita.

Lembre-se: a prevenção é a melhor aliada.

Vamos juntos combater a proliferação do mosquito, adotando medidas simples que fazem toda a diferença.

Conheça os sintomas da Dengue nas pessoas idosas apresentadas pelo Dr. Estevão da Clínica +60.

Desban - Fundação BDMG de Seguridade Social