Julho Amarelo

Publicado em 14/07/2023 .

 

A campanha “julho Amarelo” destaca a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais.  A data lembrada para conscientização é 28 de julho.

 

 

Essa doença consiste em uma inflamação do fígado causada pelos vírus A, B e C. Mas também existe o vírus da hepatite D (mais frequente na região Norte) e o vírus da hepatite E, que possui ocorrência rara no país.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 são doenças silenciosas que não mandam aviso. Podem provocar câncer, cirrose e até levar a morte.

  

A hepatite B é transmitida pelo contato com sangue contaminado e pode provocar câncer, cirrose e até levar à morte. Proteja-se! Não compartilhe agulhas, alicates de unha, lâminas e seringas. E o mais importante: não faça sexo desprotegido, use sempre camisinha. A vacina é a forma mais segura e eficaz da prevenção da Hepatite B.

A hepatite C pode provocar câncer, cirrose e até levar à morte. MAS TEM TRATAMENTO E CURA. Quanto antes for descoberta e tratada, mais fácil evitar a lesão no fígado.

 tem transmissão oral-fecal, sendo que a qualidade da água, saneamento básico e as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos previnem a doença. 

 

1Não compartilhe objetos que possam ter contato com sangue contaminado de outras pessoas, como: Seringas, agulhas, alicates de unha, escova de dentes, lâminas de barbear etc.; 

2Não faça sexo sem proteção, use sempre camisinha;

3Não aceite atendimento médico, odontológico, de manicures, tatuadores, sem a devida esterilização de seus equipamentos.

 

Proteja sua gravidez, fazendo o teste das hepatites ainda no pré-natal. Há várias formas de evitar a transmissão para a criança no caso da hepatite B. Vacine-se para hepatite B e, após o parto, não deixe de vacinar seu filho!

O tratamento para a hepatite C deve ser feito após o parto.

 

 

Convidamos você a assistir a um breve vídeo apresentado pela Thaís Ribeiro, Enfermeira do Programa Saber Cuidar, que aborda a campanha de conscientização sobre as Hepatites Virais.

 

 

Desban - Fundação BDMG de Seguridade Social