Autorização de testes para diagnóstico da gripe e da Covid-19

Publicado em 26/01/2022 .
 
 
 
  O surgimento de uma epidemia de gripe, devido a variante do vírus Influenza - H3N2, junto com a pandemia de Covid-19 fez com que o número de casos de síndromes gripais disparasse em Minas Gerais e no Brasil.
  
 
   
 
 
 
Diante desse cenário, notamos uma corrida em busca da realização de testes para diagnóstico da gripe e da Covid-19 e no intuito de alinhar, comunicamos que a realização dos testes para Influenza e covid-19 está sujeita à análise prévia da Desban. Para os testes de influenza, seguimos a norma da ANS, que define que a cobertura dos exames é obrigatória apenas para avaliação hospitalar ou em unidades de emergência de pacientes com pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave, com quadro suspeito ou confirmado de infecção pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Para os exames de covid-19 solicitamos que encaminhem as solicitações com antecedência mínima de 48 horas da data da realização do exame.
 
   
 
 
 Você sabe a diferença
entre as enfermidades?
 
 
Tanto na COVID -19 como na influenza, o paciente apresenta o quadro de síndrome gripal, definida por: doença aguda, com febre, mais tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: cefaleia, dores musculares ou dores nas juntas. Desta forma, é difícil distinguir ambas as doenças, sem atendimento médico e exames específicos para diagnóstico. Por fim, uma recomendação importante é se atentar para os sinais de alerta na Covid-19 e na Influenza como o aparecimento de falta de ar ou saturação de oxigênio inferior a 94%; persistência da febre e exacerbação de doença preexistente.
 
Pelo fato de a influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos. Por isso, nos casos leves a recomendação é que o paciente se isole até que os sintomas cessem e caso necessário, busque orientação médica. Lembrando que a Desban oferece atendimento remoto para que o usuário não precise sair de casa. O serviço pode ser acessado por meio do telefone 0800 605 1100.
 
 
 Em caso de dúvida contate-nos
pelo e-mail: relacionamento@desban.org.br
ou pelos telefones (31) 99347 3034 ou (31) 99841 5636.

 
Desban - Fundação BDMG de Seguridade Social