Programa Saber Cuidar

O programa Saber Cuidar é voltado para o cuidado integral ao idoso, apoiando beneficiários com mais de 60 anos na promoção de saúde, na prevenção de doenças e no estímulo cognitivo, inclusive em casos de quadros complexos de doença instalada. O objetivo aqui é agregar mais qualidade de vida, autonomia e independência para nossos beneficiários idosos.

Esse programa de cuidados possui como parceira a Mais60, uma empresa de referência Nacional nos cuidados com as pessoas idosas. A Mais60 adota um modelo de gestão que cuida da saúde da pessoa idosa de forma integral e humanizada. Atua na reabilitação, tratamento e prevenção de doenças, proporcionando mais cuidado para mais saúde, melhora na qualidade de vida e independência da pessoa.

O programa conta com uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. Também é oferecido clínicas médicas com toda a infraestrutura e atividades multidisciplinares aliadas à informação e às ferramentas tecnológicas. 

  

 

 

 

 

 

 

 

O programa será oferecido para beneficiários selecionados a partir de critérios técnicos e logísticos:

• A partir de 60 anos;
• Titulares e dependentes, que preencham os critérios técnicos do programa;
• Avaliação com a Assistente Social da DESBAN;
• Ter aceite/assinatura no Termo de Consentimento do Programa Saber Cuidar;
• Ter condição de locomoção para comparecer às atividades previstas no plano de cuidados e manter atualizados os dados de contato para comunicação da equipe;
• Ser portador de doença crônica.

É possível solicitar inclusão de forma espontânea, ficando a caráter da equipe técnica avaliar a indicação.

 

O beneficiário elegível será contatado pela Assistente Social da Desban por telefone, convidando a participar do programa. Caso aceite, assinará um termo de consentimento, confirmando que deseja participar e concordando com os termos e condições do programa. Após assinatura, passará pela avaliação da equipe assistencial da empresa Mais60 para determinar seu perfil de saúde. Com base nessa classificação, será definido um plano de cuidados individualizado de acordo com o quadro clínico apresentado. Além disso, uma enfermeira entrará em contato por telefone para fazer o telemonitoramento mensal.

Todas as informações sobre o participante, incluindo dados pessoais, são protegidas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

 

• Estudo Social, com mapeamento da rede de apoio, foco na socialização e seus impactos.
• Consultas periódicas com o médico de referência.
• Mapeamento dos medicamentos utilizados, a fim de orientar ou reforçar o uso adequado, com foco nas interações medicamentosas.
• Enfermeira navegadora do cuidado, sendo o contato de referência para o beneficiário em qualquer problema no estado de saúde.
• Aferição de sinais vitais, teste de glicemia capilar, antropometria (medição de peso, circunferência abdominal, altura, percentual de gordura, Índice de Massa Corporal - IMC), entre outros serviços.
• Atendimento remoto de segunda à sexta-feira de 07 às 22h e aos sábados das 07 às 13h.
• Grupos de atividade física, memória, tontura, convivência para idosos, coral, luto, feridas, insônia, cuidadores, incontinência urinária e diabetes.

Os atendimentos executados por meio do Programa Saber Cuidar são isentos de coparticipação, sem qualquer custo adicional para o beneficiário. Porém, para os atendimentos  na rede credenciada, sem relação com o programa, será realizada a cobrança usual da coparticipação.

 

Se já é participante e precisa esclarecer dúvidas, entre em contato com a Assistente Social da DESBAN:
ligue para (31) 9.9657-2888

Também é possível enviar um e-mail para Pollyanna.lanna@desban.org.br

Se recusou a adesão no momento do convite e agora deseja ingressar no programa, entre em contato com o Serviço Social pelos mesmos canais citados acima.