DESBAN promove palestra de Finanças Pessoais com a BM&FBovespa

Publicado em 10/10/2016 .

No dia 21 de Setembro, a DESBAN promoveu a palestra Finanças Pessoais em parceria com o Instituto Educacional BM&FBovespa, aberta a todos os participantes, ativos e assistidos, dos Plano BDMG e BDMG CV. O palestrante, Professor André Massaro, é também escritor e consultor financeiro, colaborador e articulista dos mais importantes veículos de mídia do Brasil.

Tal evento teve o intuito de trazer mais conhecimento a todos nas áreas da Educação Financeira e Mercado Financeiro, com uma linguagem simples e abordagem prática. Segundo Massaro, finanças pode ser um tema chato para alguns, mas não é difícil de aprender se houver um mínimo de força de vontade.

Ele iniciou a apresentação com a abordagem de um tema que é inerente em nossas vidas: como obter o controle financeiro de uma forma organizada e em equilíbrio? Para ele, iniciar a autogestão financeira requer questionarmos as nossas necessidades reais, estabelecer nossos objetivos e persegui-los, ter a correta distinção entre o que é necessidade e o que é um mero desejo, lembrando que temos apenas duas fontes de receita: a que recebemos pelo nosso trabalho e a que o próprio dinheiro investido pode gerar para nós.

Outro importante ponto abordado que merece destaque é o conceito de um problema financeiro e como construir soluções para resolvê-lo. Em resumo, problema financeiro é algo pontual e cuja solução passa unicamente pelo dinheiro. Uma dívida em decorrência de uma situação emergencial, por exemplo. No entanto, quando se gasta mais do que se ganha, não estamos diante de um problema financeiro. O ajuste das despesas, ou seja, do modo de vida, é a solução nesses casos e depende de diversos outros fatores. Aliás, quando há desequilíbrio entre receita e despesa, temos que rever esta última imediatamente, pois é a única variável que temos total controle. A receita, por outro lado, mesmo que passível de incrementos, faz parte de um processo de obtenção que demanda sempre algum tempo para ajustarmos.

Para Massaro, há dois tipos de consumidores: o consciente e o disfuncional. Um consumidor consciente consegue maximizar o seu dinheiro, usando-o de forma crítica, sempre se questionando: Eu preciso desse bem? Eu posso contrair essa dívida neste momento?. Já o consumidor disfuncional acaba facilmente atraído pela as facilidades de compra e promoções. Ainda de acordo com o consultor é fácil ser racional quando estamos em casa refletindo sobre uma compra, mas ao sermos expostos a um ambiente como um shopping, por exemplo, as decisões acabam não sendo tão racionais pois existem muitas armadilhas pelas quais as agências de marketing e propaganda tentam nos fisgar. É aí que faz toda a diferença o treinamento e esforço para tomar decisões de consumo  conscientes.

Na segunda parte da palestra, focada em investimentos, Massaro abordou aspectos de diversos tipo de investimentos, tais como renda fixa, renda variável, ações, fundos imobiliários, tesouro direto.

Uma abordagem importante foi acerca das 3 características que devemos observar em todo investimento: liquidez, segurança e rentabilidade. Ele ressaltou que não há opção de investimentos que tenha as três características fortes ao mesmo tempo. Assim, escolher uma boa opção de investimento é selecionar aquela que traga a melhor combinação possível das três sem deixar de considerar a necessidade individual de cada um naquele momento, também conhecida como perfil de investimento. Vale lembrar que este perfil não é estático, mas está sempre mudando ao longo de sua vida.

Por fim, o consultor também abordou o momento econômico vivenciado no país e no mundo e perspectivas de médio e longo prazo.

Entender sobre finanças, segundo Massaro, é uma habilidade tão importante quanto saber ler ou mesmo a utilizar a internet. Assim como estas duas, ela é necessária e indispensável em nossas vidas.

 

Acesse aqui a área restrita, clique em biblioteca 
(na barra superior) e acesse os slides da apresentação 
e cartilha. Não hesite em entrar em contato conosco

caso tenha alguma dúvida a respeito!