Dia Nacional da Saúde

Publicado em 05/08/2016 .

Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina em 1887 - com apenas 15 anos - e em 1896 foi para Paris especializar-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur, destino de outros grandes nomes da ciência.

Aos 28 anos, em 1900, assumiu a direção técnica do recém criado Instituto Soroterápico Nacional – hoje, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - e aos 31, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente ao atual Ministro da Saúde.

Durante o período que atuou na saúde pública, lutou contra a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Sua luta contra esta última, inclusive, marcou sua gestão, uma vez que provocou uma revolta popular e militar (Revolta da Vacina) contra o programa de vacinação obrigatória que ele instituíra. O Governo debelou a revolta, mas revogou a obrigatoriedade da vacinação.

Diante da biografia desse grande médico sanitarista que dedicou sua vida ao saneamento e à erradicação de epidemias no Brasil, nada mais justo que homenageá-lo comemorando, na data de seu aniversário, o Dia Nacional da Saúde.

A DESBAN apoia essa ação em prol da conscientização sobre a importância da educação sanitária, despertando o valor da saúde e dos cuidados para com ela!

 

 

FonteFiocruz