Exames para detecção do Zika Vírus

Publicado em 21/07/2016 .

Três exames para detecção de vírus zika passaram a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir de 06/07/2016. Os exames estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como de cobertura obrigatória são o PCR (Polymerase Chain Reaction), indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença, o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com o vírus zika em algum momento da vida. 

De acordo com as Diretrizes de Utilização da ANS, os indivíduos considerados prioritários para detecção de zika - devido à sua associação com o risco de microcefalia nas crianças - são as gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como os recém-nascidos com malformação congênita sugestiva de infecção pelo Zika. 

Os novos exames foram negociados junto à nossa rede credenciada e os laboratórios Humberto Abrão e Hermes Pardini apresentaram os menores preços. Assim, a realização dos exames nesses dois laboratórios enseja uma coparticipação menor por parte do usuário e custos menores para o Pro-Saúde. Gestantes e recém-nascidos internados estão isentos de coparticipação.

A tabela abaixo indica os valores e as respectivas coparticipações:


Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com o 
Núcleo de Relacionamento com o Participante - NUREP - pelos tels. 3249-8541 ou 3249-8543, 
ou com o Núcleo Assistencial - NUASS - pelo tel. 3249-8542.