Informativo de Rentabilidade Abril/2016

Publicado em 25/05/2016 .

Plano de Benefícios Previdenciários BDMG

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados, Imóveis e Operações com Participantes, apresentou, em abril de 2016, um retorno de 1,08%, representando uma diferença de +0,18 pontos percentuais sobre sua meta atuarial (0,90% no mês, equivalente a IPCA+5,72% ao ano). No acumulado de 2016, o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG acumulou retorno de 6,48%, representando uma diferença de +0,94 pontos percentuais sobre sua meta atuarial (5,54% em 2016, equivalente a IPCA+5,72% ao ano).

O retorno total dos investimentos do plano é explicado pelo resultado de cada segmento de acordo com seu respectivo percentual de alocação, descritos nos quadros abaixo:

O segmento de Renda Fixa, que representa aproximadamente 83% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 0,94% no mês, resultado superior à meta atuarial (0,90%). Este resultado é decorrente do retorno da carteira de NTN-B’s marcadas na curva (ou seja, que serão mantidas até o vencimento), que possuem uma taxa média contratada superior ao atuarial do plano. Além disto, as aplicações indexadas à Selic também apresentaram um retorno acima do atuarial, o que pode ser explicado pelo IPCA nominalmente menor no período.

O segmento de Investimentos Estruturados, que representa 5,5% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 1,25% no mês, resultado que ficou acima da meta (0,90%) e é sustentado pela valorização de um fundo imobiliário que compõe a carteira.

O segmento de Imóveis, que representa 5,2% do total dos recursos do plano, é composto pela participação societária em dois ativos imobiliários. O primeiro imóvel é o edifício Lifecenter, que possui como principal locatário o hospital Lifecenter, juntamente com algumas outras empresas do segmento hospitalar. O segundo ativo imobiliário são as vagas de garagem no estacionamento Lifeparking, localizado junto ao complexo do hospital Lifecenter. O retorno destes investimentos é esperado através da valorização ou desvalorização imobiliária destes ativos ao longo do tempo, juntamente com a remuneração proveniente dos contratos de locação e com a parcela da receita correspondente à utilização do estacionamento. Além disto, o desinvestimento nos ativos do segmento de Imóveis ocorrerá somente no momento da alienação destes ativos imobiliários.

No mês de Abril, o segmento de Imóveis apresentou rentabilidade de 0,20% no mês, resultado que ficou abaixo do atuarial (0,90 %) e que foi impactado novamente pela inadimplência de aluguel do Hospital Lifecenter.

 O segmento de Renda Variável, que representa aproximadamente 4,2% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 4,63% no mês, resultado inferior ao apresentado pelo Ibovespa no mesmo período (+7,70%). A alta do mercado de ações no mês de Abril ainda é resultado dos desdobramentos políticos ocorridos e o resultado do segmento – inferior ao apresentado pelo Ibovespa - é explicado pelo perfil dos fundos investidos atualmente: estes fundos, por serem das categorias “dividendos” e “pequenas e médias empresas”, não acompanharam a intensidade do movimento ocorrido pelo mercado como um todo.

Por fim, o segmento de Operações com Participantes, que representa 1,7% do total dos recursos do plano, apresentou retorno de 1,62% no mês, acima da meta atuarial e refletindo os juros contratados nos empréstimos.

 

Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV

 

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Operações com Participantes, apresentou, em abril de 2016, um retorno de 1,07%, representando uma diferença de +0,31 pontos percentuais sobre sua meta (0,76% no mês, equivalente a IPCA+4,00% ao ano). No acumulado de 2016, o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV acumulou retorno de 8,50%, representando uma diferença de +3,53 pontos percentuais sobre sua meta (4,97% em 2016, equivalente a IPCA+4,00% ao ano).

O retorno total dos investimentos do Plano é explicado pelo resultado de cada segmento de acordo com seu respectivo percentual de alocação, descritos nos quadros abaixo:

O segmento de Renda Fixa, que representa aproximadamente 94% do total dos recursos do Plano, apresentou rentabilidade de 1,05% no mês, resultado superior à meta (0,76%). Este resultado é decorrente do retorno da carteira de NTN-B’s marcadas na curva (ou seja, que serão mantidas até o vencimento), que possuem uma taxa média contratada superior à meta do plano. Além disto, as aplicações indexadas à Selic também apresentaram um retorno acima do atuarial, o que pode ser explicado pelo IPCA nominalmente menor no período.

O segmento de Investimentos Estruturados, que representa 3,0% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 0,63% no mês, resultado que ficou abaixo da meta (0,76%).

O segmento de Renda Variável, que representa aproximadamente 0,4% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 5,64% no mês, resultado inferior ao apresentado pelo Ibovespa no mesmo período (+7,70%). A alta do mercado de ações no mês de Abril ainda é explicada pelos desdobramentos políticos ocorridos ao longo do mês e o resultado do segmento – inferior ao apresentado pelo Ibovespa - é explicado pelo perfil dos fundos investidos atualmente, que não acompanharam a intensidade do movimento ocorrido pelo mercado como um todo.

O segmento de Operações com Participantes, com 1,6% do total dos recursos do Plano, apresentou rentabilidade de 1,83% no mês, resultado superior à meta, refletindo os juros contratados nos empréstimos.