Dia Nacional da Saúde

Publicado em 05/08/2015 .

Autocuidado

Autocuidado é olhar para si, observar atentamente e escolher de forma consciente as ações para cuidar de sua saúde, suprindo as necessidades do corpo e da mente: adotar um estilo de vida saudável, optar por uma alimentação sadia, evitar hábitos nocivos, conhecer e controlar os fatores de risco que levam às doenças. Para tudo isso é preciso motivação e informação.

A motivação decorre do princípio fundamental do autocuidado que é a consciência plena de que é você quem deve estar no controle de sua vida em prol de sua saúde, pois ninguém mais conhece tão bem sua situação pessoal, o que é preciso para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha a própria mudança. Quanto à informação, esta encontra-se disponível facilmente hoje em dia, lembrando que os profissionais de saúde podem e devem orientá-lo, auxiliá-lo e acompanhá-lo nesse processo.

Orientações Gerais para Manter a Saúde em Dia

Abaixo selecionamos algumas dicas de atitudes voltadas à melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar:

Diga não ao cigarro
Você sabia que um cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas? E que sim, o cigarro está intimamente relacionado ao câncer de garganta, boca, esôfago e pulmão? Neste último, mais de 80% dos casos tem relação direta com o tabagismo. Conviver com fumantes também pode lhe trazer problemas respiratórios e até mesmo o risco de desenvolvimento de câncer.

Beba com moderação
Uma taça de vinho pode fazer bem ao coração, mas a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres, o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.

Alimente-se de forma saudável
Devemos comer menos gordura, principalmente a animal. Também é recomendável diminuir, aos poucos, o açúcar e o sal. Lembre-se: nada em excesso faz bem!
Coma frutas, verduras, legumes e grãos. Não se esqueça de beber bastante líquido (para adultos, no mínimo 2 litros por dia).

Exercite-se regularmente
A atividade física além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e/ou manutenção do seu peso, reduzindo o risco de desenvolver algumas doenças, como a pressão alta. Também ajuda a melhorar a autoestima e combater o envelhecimento precoce.
Para iniciar, basta 30 minutos por dia, 3 vezes por semana. Mas antes de começar procure o seu médico de confiança, ou um cardiologista. São eles que deverão orientar a quantidade e intensidade de exercícios que você irá realizar.

Durma bem. O sono é fundamental
Boas noites de sono são fundamentais para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo se recuperarem do estresse do dia-a-dia.

Proteja a sua pele: Use filtro solar todos os dias
Use filtro solar todos os dias e com fator mínimo de proteção igual a 15. Não importa se o dia está nublado ou a cor da sua pele, isso vale para todos: homens e mulheres, crianças e adultos.

Pratique sexo seguro
Para as mulheres com vida sexual ativa, a melhor prevenção é a realização dos exames de rotina (ultrassom e Papanicolau) anualmente com um ginecologista. A partir dos 40 anos, anualmente, todo homem deve ir ao urologista. O uso de camisinha é fundamental!

Controle o seu estresse
Para controlar o estresse, além dos exercícios físicos já citados, é importante também verificar as condições ergonômicas do seu trabalho: a posição da cadeira, do computador... Cuide-se!
Outra aliada no combate ao estresse são as amizades. Estudos científicos mostram que fazer novos amigos ajuda a diminuir os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

Faça exames e controles regularmente
Converse com o seu médico sobre quais exames são os mais aconselhados para você, considerando a sua história familiar, a sua idade e estilo de vida.

 

Ninguém tem melhores motivos que você próprio para cuidar de sua saúde!

 

 

 

Fontes: dab.saude.gov.br
           orientacoesmedicas.com.br
           oncoguia.org.br