Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG CV – Novembro e Dezembro/2018

Publicado em 16/01/2019 .
 
O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Operações com Participantes apresentou em novembro de 2018 uma rentabilidade líquida de 1,32%, resultado acima da sua meta no mês, de 0,81%.
 
A partir deste mês iremos fornecer o informativo com a rentabilidade prévia, com objetivo de divulgar essa informação de forma mais ágil. Desta forma, no segmento Operações com Participantes será considerada a rentabilidade esperada com base nos contratos existentes. A diferença entre a prévia e o fechamento contábil é, na maioria das vezes, pequena e no mês seguinte a rentabilidade prévia (que havia sido divulgada no mês anterior) já será atualizada com o fechamento contábil. Desta forma, neste mês será divulgada a rentabilidade prévia para o mês de dezembro de 2018.
 
Em dezembro a rentabilidade líquida foi de 4,17%, resultado acima da sua meta no mês, de 0,15%. No acumulado de 2018 o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV obteve retorno de 13,83%, superando sua meta de 8,60% no mesmo período.
 
No mês de dezembro/18 a rentabilidade do segmento de Renda Fixa foi impactada por uma reclassificação de títulos públicos que resultou em uma variação positiva de, aproximadamente, 9%. Como este segmento possui grande participação na composição da carteira do plano, esta reclassificação gerou uma contribuição positiva de, aproximadamente, 3,5 pontos percentuais para a rentabilidade global do plano. Além disto, a alocação de renda variável também apresentou grande contribuição no resultado consolidado de 2018, beneficiada pela valorização do mercado de ações brasileiro ao longo do ano.
 
Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações: