Atenção
Família
Plus

Um novo plano pensado para você.

BDMG e Desban estruturaram junto à Cemig Saúde um plano customizado, que garante a ativos e assistidos qualidade no serviço de saúde ofertado, com foco na sustentabilidade financeira a longo prazo.

Diferenciais do Atenção Família Plus

Rede credenciada equivalente à do Pro-Saúde, incluindo hospitais de referência como Mater Dei, Felício Rocho e o laboratório Labclass.

Acompanhamento personalizado com um médico de referência para você e sua família.

Atendimento sem coparticipação em clínicas exclusivas.

Cobertura estendida para todo o Estado de Minas Gerais.

Coparticipação reduzida em procedimentos e exames.

Atendimento aeromédico já incluído.

Plano odontológico superior.

Possibilidade de adesão para parentes de até quarto grau na modalidade de autopatrocínio.

Atenção Primária
à Saúde

O novo plano foi desenvolvido com base na Atenção Primária à Saúde, um modelo assistencial que prioriza o acompanhamento contínuo, a prevenção e o acesso a uma rede qualificada de atendimento.

O modelo de Atenção Primária permite que você tenha um médico de referência, que acompanha sua saúde de forma integral e personalizada.

Principais perguntas
e respostas

O BDMG atualmente oferece aos seus colaboradores ativos, assistidos e dependentes o plano de saúde de autogestão Pro-Saúde, administrado pela Desban, que inclui cobertura ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia. Esse plano é custeado em regime de preço pré-estabelecido, por meio de contribuições mensais de patrocinadores, empregados, diretores e dependentes, além de coparticipação em determinados procedimentos.

Nos últimos anos o Pro-Saúde vem enfrentando dificuldades financeiras. Desde 2014, o BDMG e a Desban, por meio de seus órgãos colegiados, têm acompanhado com preocupação o desempenho do plano assistencial Pro- Saúde, tendo realizado nesta época estudo de avaliação do plano. Passada mais de uma década, as conclusões do estudo se confirmaram. Em junho de 2024, a massa de usuários totalizou apenas 1.752 vidas, uma redução de 12,3% desde 2014, indicando um número restrito de vidas e um perfil etário maduro. 

A redução do número de usuários deve-se fundamentalmente ao envelhecimento natural da massa, ao valor da contribuição de dependentes agregados e à perda do patrocínio para os aposentados e seus pensionistas a partir de 22/02/2018.

Devido a estes fatores, o Pro-Saúde apresenta agravantes que impactam seu desempenho financeiro, típicos de um plano de porte tão pequeno, como o alto custo operacional, o perfil envelhecido dos associados e a falta de escala.

O elevado custo do plano, combinado com a ausência do benefício pós-emprego para os atuais empregados, levou muitos participantes e agregados a migrarem para outros planos de mercado ainda enquanto jovens. Essa decisão visa evitar preços elevados ou até mesmo a impossibilidade de adesão a um plano de saúde no futuro.

A distribuição etária dos beneficiários do Pro-Saúde em comparação aos usuários de planos de saúde de autogestão de todo o país comprova o seu perfil bem mais envelhecido. 52,6% dos seus beneficiários estão na faixa etária de 54 anos ou mais. O pequeno porte do plano e seu perfil etário pressionam os custos de várias formas. Vale ressaltar as exigências regulatórias da ANS, a cada ano mais complexas, que elevam os custos operacionais e administrativos, além do grau de especialização da gestão de saúde, exigindo a intensificação do uso de ferramentas tecnológicas inacessíveis para pequenas operadoras devido ao alto custo de implantação e operação, entre outros aspectos.

Somente um plano de saúde de maior escala é capaz de entregar um serviço de qualidade aos seus beneficiários, com atendimento rápido e eficaz a um custo mais vantajoso. O estudo de mercado feito pelo BDMG e a Desban leva em consideração o porte das operadoras, a rede de atendimento, a facilidade de acesso, a satisfação dos clientes e, claro, a análise criteriosa dos indicadores financeiros dessas operadoras. Isso dará a tranquilidade de uma mudança que é segura e perene, garantindo a continuidade da assistência em saúde.

O plano recebeu o nome de Atenção Família Plus e será ofertado pela Cemig Saúde, tendo sido customizado especialmente para atender às necessidades de empregados e ex-empregados do Banco. Este plano foi estruturado no modelo de Atenção Primária à Saúde, que garante um atendimento personalizado ao paciente em clínicas exclusivas, com otimização do custo e excelência no atendimento. A rede credenciada foi redesenhada para incluir os prestadores de serviços, clínicas e laboratórios mais utilizados pelo nosso público, contando por exemplo, com a rede Mater Dei e o Labclass.

O plano terá rede credenciada equivalente com a atual do Pro-Saúde, incluindo os hospitais Mater Dei e Felício Rocho, além do laboratório Labclass, que, hoje, são referências entre os atendimentos realizados pelos usuários do plano da Desban. Em caso de internação, será oferecida acomodação em apartamento, além de atendimento aeromédico e odontológico superior. A cobertura foi estendida para todo o Estado de Minas Gerais.

Outro ganho é na coparticipação. Além de expressiva redução nos valores máximos cobrados dos usuários por procedimento, o novo plano oferece clínicas exclusivas do Conexão Saúde para atendimento primário dos pacientes, sem qualquer coparticipação.

O plano estabelece um modelo de atenção primária focado na prevenção e promoção da qualidade de vida, definindo aos usuários um médico de referência para acompanhamento da saúde e atuação preventiva.

As clínicas Conexão Saúde são unidades de atendimento exclusivas para os beneficiários dos planos da Cemig Saúde e demais autogestões parceiras, onde você terá acesso ao seu médico de referência e a uma equipe multidisciplinar composta por:

  • Médico da família
  • Enfermeiro
  • Técnico de enfermagem
  • Nutricionista
  • Psicólogo
  • Fisioterapeuta
  • Farmacêutico

Além disso, os atendimentos nessas clínicas não têm cobrança de coparticipação, garantindo mais economia para os beneficiários.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de cuidado no sistema de saúde, responsável pelo acompanhamento contínuo da saúde dos benefi ciários. No novo plano, a APS funciona como a principal porta de entrada para os serviços médicos. Para utilizar o plano, o benefi ciário deve agendar sua consulta na sua unidade de referência do Conexão Saúde. Caso seja necessária uma avaliação mais especializada, o médico da Atenção Primária poderá encaminhar para um especialista ou solicitar exames complementares. Por exemplo, se um paciente apresenta sintomas como dores frequentes de cabeça, ele pode procurar sua unidade do Conexão Saúde, onde será avaliado e tratado. Se houver suspeita de um problema neurológico, ele será direcionado a um neurologista. Da mesma forma, um paciente com diabetes será acompanhado regularmente pela equipe do Conexão, garantindo um controle mais efi caz da doença e reduzindo a necessidade de atendimentos emergenciais. Dessa forma, a APS no novo plano não apenas facilita o acesso aos serviços de saúde, mas também promove um atendimento mais efi ciente e coordenado, garantindo mais qualidade de vida aos benefi ciários.

São 13 unidades da Clínica Conexão Saúde em 11 cidades mineiras: Belo Horizonte (Unidade Barro Preto e Unidade Santa Efigênia), Contagem, Coronel Fabriciano, Ipatinga (2 unidades), Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis, Diamantina, Governador Valadares, Timóteo, Uberlândia e Pouso Alegre. A partir do momento da assinatura do convênio de adesão ao novo plano de BDMG, caberá à Cemig Saúde definir a clínica de referência de cada usuário para atendimento primário, ou seja, já neste momento será determinada a equipe de referência para atendimento individualizado.

O médico de referência é um profissional da Atenção Primária à Saúde que irá:

  • acompanhar seu histórico médico de forma personalizada;
  • realizar atendimentos regulares para promover a saúde e prevenir doenças;
  • indicar exames, tratamentos e, quando necessário, encaminhar para especialistas;
  • coordenar sua jornada de atendimento, garantindo que os cuidados sejam contínuos e integrados.

Esse acompanhamento torna o atendimento mais eficiente e humanizado, evitando consultas desnecessárias e garantindo que você receba a melhor orientação possível.

Durante seu atendimento junto ao médico de referência ele, ao identificar a necessidade de um acompanhamento especializado, fará o encaminhamento a um profissional da rede credenciada. Esse processo garante que você tenha um atendimento mais direcionado e coordenado e, além disso, o especialista repassará ao seu médico de referência os resultados da consulta para devido acompanhamento.

Não, a busca por um especialista é condicionada pelo encaminhamento do seu médico de referência, garantindo resolutividade e a jornada assistencial ideal. Destaca-se que o índice de resolutividade esperado para os serviços de atenção primária à saúde (APS) é de 85%, isto é, em 85% dos casos não é necessária a intervenção de um especialista. Em casos de urgência e emergência os benefi ciários poderão procurar os serviços de pronto atendimento na rede credenciada disponibilizada.

A Cemig Saúde está finalizando credenciamentos no produto customizado para o BDMG, o Atenção Família Plus, e, em breve, a relação estará disponível.

Primando pela transparência, compartilhamos tabela de preços específica para o plano de saúde customizado ao BDMG, resultado da negociação junto à Cemig Saúde. Importante ressaltar que os valores estão em processo de análise atuarial externa, etapa necessária para uma comunicação individualizada sobre os custos. Os valores demonstram que BDMG e Desban conseguiram atender as premissas de mitigar impactos financeiros individuais em todas as faixas de idade e, ainda assim, garantir a sustentabilidade financeira da proposta pensando também no longo prazo.

Faixa etária

Valor integral do plano (R$)

0-18

287,00

19-23

312,00

24-28

362,00

29-33

512,00

34-38

557,00

39-43

622,00

44-48

687,00

49-53

736,00

54-58

905,00

59+

1.147,00

Atenção: valores em análise atuarial

Os valores serão confirmados após a conclusão da avaliação atuarial externa, etapa necessária para uma comunicação individualizada sobre os custos.

Para uma estimativa, pondere que os números da tabela disponibilizada no item 13 refletem o valor integral do plano, ou seja, para calcular quanto você deverá pagar mensalmente, considere que o Banco patrocinará parte, na mesma proporção atual.

UsuáriosÍndices de patrocínio% mensalidade paga pelo participante

Ativos

Aposentados com início do benefício a partir de 2014.

150,00%
aposentados com início do benefício em 2013.1,147,62%
aposentados com início do benefício em 2012.1,245,45%
aposentados com início do benefício em 2011.1,343,48%
aposentados com início do benefício até 31/12/2010.1,441,67%

Exemplos de cálculos (utilize os valores das tabelas dos itens 13 e 14):

Ex1:

  • Empregado ativo com 49 anos (Valor na tabela: R$736,00);
  • com 2 dependentes preferenciais:
    • cônjuge de 48 anos (Valor na tabela: R$687,00); e
    • filho de 17 anos (Valor na tabela: R$287,00).
  • Percentual de mensalidade pago pelo participante: 50,00%

Cálculo:

Soma dos custos individuais: R$736,00 + R$687,00 + R$287,00 = R$1.710,00

Aplicação do percentual de mensalidade pago pelo participante: 50% de R$1.710,00 = R$855,00

Novo valor de mensalidade deste titular: R$855,00

 

Ex2:

  • Empregado assistido (aposentado ou pensionista) com 79 anos (Valor na tabela: R$1.147,00)
  • Com 1 dependente preferencial:
    • cônjuge de 68 anos (Valor na tabela: R$1.147,00)
  • Percentual de mensalidade pago pelo participante: 41,67%

Cálculo:

Soma dos custos individuais: R$1.147,00 + R$1.147,00 = R$2.294,00

Aplicação do percentual de mensalidade pago pelo participante: 41,67% de R$2.294 = R$955,91

Novo valor de mensalidade deste titular: R$955,91

 

A nova tabela de coparticipação é mais vantajosa para os usuários, com redução nos valores dos tetos. Vejam uma comparação com os atuais valores aplicados no Pro Saúde:

Além das reduções dos custos com coparticipação, consultas médicas no pronto atendimento online, atendimentos presenciais e virtuais do Conexão Saúde, são isentas de coparticipação.

Os reajustes serão realizados por meio de avaliações atuariais periódicas anuais e índice fi nanceiro, conforme estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e como é praticado atualmente no Pro-Saúde. Vale destacar que o reajuste do AF Plus é independente, não tendo correlação com outros planos da Cemig Saúde.

Desde 2010, de forma frequente, o Pro-Saúde não alcança equilíbrio econômico-financeiro e os recursos do Fundo vêm sendo utilizados significativamente para custeio do plano. Nas negociações junto a CEMIG Saúde, para preservar o Fundo da Desban e alcançar equilíbrio financeiro para viabilizar o plano com a Cemig Saúde, ficou definida a utilização apenas das receitas financeiras com juros no custeio parcial do novo plano e a constituição de um Fundo Garantidor de valor restituível junto à CEMIG Saúde. Este fundo garantidor que será constituído para cobrir eventuais déficits do novo plano na Cemig Saúde será depositado em conta bancária em nome do BDMG e permanecerá sobre gestão financeira da DESBAN. Vale destacar: Os recursos do nosso Fundo Assistencial não se misturaram com o Fundo da CEMIG Saúde. Esse processo foi conduzido internamente de forma cautelosa e, visando ampliar a segurança jurídica, contou com parecer jurídico de empresa externa especializada – Oliveira Rodarte.

Apenas uma parcela do atual Fundo Assistencial será utilizada para constituir este Fundo Garantidor na CEMIG Saúde. O restante permanecerá na DESBAN.

Ainda faltam etapas até a migração ocorrer. Além de trâmites internos, ainda será assinado Convênio de Adesão, registro do novo plano de saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a finalização dos Regulamentos. O processo será cuidadoso, transparente, e todos os detalhes do novo plano serão compartilhados. Todos os serviços serão mantidos pelo Pro-Saúde até a migração, em data ainda a ser definida. Todas as informações oficiais serão disponibilizadas pelo BDMG e a Desban por meio de canais oficiais.

Não haverá mudanças aos benefi ciários que contam com o patrocínio do BDMG e seus dependentes diretos. Destaca-se que o Convênio a ser estabelecido entre o BDMG e
Cemig Saúde possui previsibilidade de inclusão de dependentes especiais, isto é, parente de até 4º consanguíneo ou até 2º grau por afi nidade na condição de autopatrocinado em uma das opções de planos: Atenção Família, Clássico ou Premium, oferecidos pela CS. Além dos dependentes especiais, terão direito ao plano ex-empregados demitidos sem justa causa ou que pediram demissão e aposentados que não se encontrarem na condição de patrocinados. Para que os dependentes especiais tenham direito a um dos planos ofertados é necessário comprovação de elegibilidade, isto é, o empregado ou ex-empregado do BDMG deverá estar ativo no plano. Além disso, a cobrança para o público autopatrocinado será realizada diretamente ao benefi ciário que tenha essa condição.

Colaboradores ativos, assistidos e seus dependentes diretos que tenha condição de patrocínio do BDMG serão migrados automaticamente.

Já parentes de até 4º consanguíneo ou até 2º grau por afi nidade na condição de auto patrocinado em uma das opções de planos: Atenção Família, Clássico ou Premium. Além dos dependentes especiais terão direito ao plano ex-empregados demitidos sem justa causa ou que pediram demissão e aposentados que não se encontrarem na condição de patrocinados. Para que os dependentes especiais tenham direito a um dos planos ofertados é necessário comprovação de elegibilidade, isto é, o empregado ou ex-empregado do BDMG deverá estar ativo no plano.

Dependentes já cadastrados serão automaticamente migrados. Para novos dependentes ou parentes de até quarto grau será necessário seguir os procedimentos de adesão junto à Cemig Saúde, mas isso somente ocorrerá após a conclusão do processo de migração que ainda depende de etapas a serem cumpridas.

O plano não possui livre escolha, por isso as despesas realizadas de forma particular não são passíveis de reembolso.

Os tratamentos em andamento serão mantidos sem interrupção. O BDMG e a Desban prezam pela segurança dos usuários.

O plano odontológico superior já está incluído no pacote e poderá ser utilizado por todos os beneficiários.

O serviço de transporte aeromédico também já está incluído no pacote. O serviço é destinado a casos críticos de urgência e emergência, mediante as regras estabelecidas pela Cemig Saúde.

Os beneficiários podem consultar as informações nesta página, criada para esclarecimentos sobre o novo plano (Novo Plano de Saúde – Desban). Tão logo os próximos passos sejam definidos, a página será atualizada, sempre zelando pela confiabilidade das informações prestadas. A página conta ainda com formulário para que você possa enviar suas dúvidas. Fique tranquilo, na medida em que se concluam outras etapas deste processo, serão disponibilizados outros canais de atendimento.

Todos os beneficiários receberão comunicados oficiais por e-mail, além de informações na página exclusiva sobre o novo plano. Também haverá encontros presenciais para esclarecimento de dúvidas. Lembre-se de se informar sempre por meio de canais oficiais.

A proposta comercial foi customizada para o BDMG após um longo período de negociação entre Banco, Desban e Cemig Saúde. Isso quer dizer que as características do produto são exclusivas aos usuários patrocinados da massa do BDMG.

O acesso ao Atenção Família Plus será exclusivo aos usuários patrocinados pelo BDMG. A entrada de dependentes de até quarto grau poderá ocorrer em outros planos de saúde disponibilizados pela Cemig Saúde e que podem ser consultados diretamente no site da operadora.

As consultas com especialistas são agendadas por indicação do médico da família responsável pelo Atendimento Primário à Saúde que ocorre nas clínicas Conexão Saúde. Em caso de urgência e emergência, eles podem ser acessados em atendimento na rede hospitalar credenciada. 

O Conexão Saúde conta com 13 clínicas. Há clínicas em:

  • BH (duas unidades)
  • Contagem
  • Ipatinga (duas unidades)
  • Uberlândia
  • Juiz de Fora
  • Coronel Fabriciano
  • Montes Claros
  • Gov. Valadares
  • Divinópolis
  • Diamantina
  • Pouso Alegre

O BDMG foi aceito como patrocinador da Cemig Saúde e passa a ter uma cadeira do conselho da operadora. Os reajustes anuais serão indicados por meio de análise atuarial independente e negociados entre BDMG e Cemig Saúde.

O BDMG passou a ser patrocinador da Cemig Saúde, entidade privada, que não pode ser privatizada. Caso haja uma privatização da Cemig, os beneficiários de plano da Cemig Saúde, vinculados ao BDMG ou a outra empresa, serão tratados da mesma forma, em acordo com o regimento da ANS.

No novo plano, todos os usuários passarão a ter um médico da família, de referência, que desenvolverá os planos de cuidados personalizados levando em conta às condições e necessidade de cada indivíduo. Este plano de cuidados mapeará os exames preventivos que deverão ser periodicamente realizados pelos beneficiários. 

Não. Dado que a Desban não é patrocinadora da Cemig Saúde, a entidade avalia outras operadoras para receber sua massa de beneficiários do plano Pro-Saúde.

Sim. É possível fazer atendimentos on-line no Conexão Saúde. Nestes casos, assim como nos atendimentos presenciais de Atenção Primária à Saúde, não há cobrança de coparticipação. Além disso, para pessoas com dificuldade de locomoção ou problemas de saúde graves, está previsto atendimento domiciliar pelas equipes de APS – Atenção Primária à Saúde.

Os empregados ativos que se aposentarem poderão permanecer como usuário em plano da Cemig Saúde, sendo que, após o desligamento, por período equivalente a 50% do tempo trabalhado, limitado a cinco anos, o empregado poderá optar por permanecer no plano Atenção Família Plus ou outro plano da Cemig Saúde, arcando com 100% dos custos. Após este período, precisará optar por algum outro plano, ofertado pela Cemig Saúde arcando, também, com 100% do custo. Você pode encontrar informações sobre os planos auto patrocinados, atualmente disponibilizados pela Cemig Saúde, no site da operadora. 

A migração ocorre conforme legislação vigente. O usuário que migrar de um plano de saúde para plano da Cemig Saúde não precisará cumprir carência devido à portabilidade. Quem não possui plano de saúde e passará a ser usuário do novo plano deverá cumprir carência.

Neste momento, nada será alterado.

O BDMG solicitou à Cemig Saúde que procurasse os médicos mais utilizados pelos usuários do Pro-Saúde para que fossem convidados a se credenciarem à rede do novo plano. Vale ressaltar que é critério de cada médico decidir pelo credenciamento ou não.

Empregados demitidos sem justa causa ou que pediram demissão, poderão permanecer em um dos planos da Cemig Saúde (Atenção Família, Clássico ou Premium) na categoria auto patrocinado, enquanto estiver vigente o Convênio de Adesão da Patrocinadora (BDMG) com a Cemig Saúde. Vale ressaltar que, em atenção à legislação, estes empregados poderão optar por continuar no Plano Atenção Família Plus pelo período equivalente à metade do tempo trabalhado no BDMG, limitado a 5 (cinco) anos.

Não. Ex-cônjuge tem direito apenas ao plano patrocinado em caso de determinação judicial.

Fique tranquilo, fique tranquila!

BDMG e Desban continuam à disposição para esclarecer dúvidas e manter o diálogo aberto, sempre com foco na transparência e no bem-estar de todos os envolvidos. Estamos juntos cuidando da sua saúde e da sua família.

Outras dúvidas acesse o FAQ completo aqui

Conheça a estrutura das Clínicas Conexão Saúde

Vantagens para você

Proximidade

Médico de referência para você e sua família.

Cuidado

Foco na saúde preventiva e na qualidade de vida. Acesso a uma rede de clínicas exclusivas. Atendimento eletivo nos maiores hospitais e laboratórios de Minas Gerais, como Mater Dei, Felício Rocho e o laboratório Labclass entre outros.

Economia

Coparticipação reduzida e isenção em todos os atendimentos realizados nas clínicas exclusivas. Desconto em farmácias e lojas selecionadas.

Família

Extensão do benefício para parentes até 4º grau, com excelente custo-benefício e boleto de pagamento próprio para o dependente autopatrocinado.

Mudar exige visão e análise criteriosa para que o caminho escolhido seja o melhor. No caso do plano de saúde, isto implica em fornecer uma assistência integrada e dedicada que atenda aos padrões que você e sua família merecem!

Você também pode enviar suas dúvidas por aqui

Fique atento!

Todas as atualizações sobre a transição para o novo plano serão comunicadas pelo BDMG pela Desban, garantindo transparência e segurança para todos os beneficiários.

Confira os comunicados anteriores sobre o tema