Um novo
plano
pensando
em você

BDMG e Desban estruturaram junto a Cemig Saúde um plano customizado, que garante a ativos e assistidos qualidade no serviço de saúde ofertado, com foco na sustentabilidade financeira a longo prazo.

Diferenciais do novo plano

Rede credenciada equivalente à do Pro-Saúde, incluindo hospitais de referência como MaterDei e Felício Rocho, além do laboratório LabClass.

Acompanhamento personalizado com um médico de referência para você e sua família.

Atendimento sem coparticipação em clínicas exclusivas.

Cobertura estendida para todo o Estado de Minas Gerais.

Coparticipação reduzida em procedimentos e exames.

Atendimento aeromédico já incluído.

Plano odontológico premium.

Possibilidade de adesão para parentes de até quarto grau na modalidade de autopatrocínio.

Atenção Primária
à Saúde

O novo plano foi desenvolvido com base na Atenção Primária à Saúde, um modelo assistencial que prioriza o acompanhamento contínuo, a prevenção e o acesso a uma rede qualificada de atendimento.

O modelo de Atenção Primária permite que você tenha um médico de referência, que acompanha sua saúde de forma integral e personalizada.

Principais perguntas
e respostas

O BDMG atualmente oferece aos seus colaboradores ativos, assistidos e dependentes o plano de saúde de autogestão Pro-Saúde, administrado pela Desban, que inclui cobertura ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia. Esse plano é custeado em regime de preço pré-estabelecido, por meio de contribuições mensais de patrocinadores, empregados, diretores e dependentes, além de coparticipação em determinados procedimentos.

Nos últimos anos o Pro-Saúde vem enfrentando dificuldades financeiras. Desde 2014, o BDMG e a Desban, por meio de seus órgãos colegiados, têm acompanhado com preocupação o desempenho do plano assistencial Pro- Saúde, tendo realizado nesta época estudo de avaliação do plano. Passada mais de uma década, as conclusões do estudo se confirmaram. Em junho de 2024, a massa de usuários totalizou apenas 1.752 vidas, uma redução de 12,3% desde 2014, indicando um número restrito de vidas e um perfil etário maduro. 

 A redução do número de usuários deve-se fundamentalmente ao envelhecimento natural da massa, ao valor da contribuição de dependentes agregados e à perda do patrocínio para os aposentados e seus pensionistas a partir de 22/02/2018.

Devido a estes fatores, o Pro-Saúde apresenta agravantes que impactam seu desempenho financeiro, típicos de um plano de porte tão pequeno, como o alto custo operacional, o perfil envelhecido dos associados e a falta de escala.

O elevado custo do plano, combinado com a ausência do benefício pós-emprego para os atuais empregados, levou muitos participantes e agregados a migrarem para outros planos de mercado ainda enquanto jovens. Essa decisão visa evitar preços elevados ou até mesmo a impossibilidade de adesão a um plano de saúde no futuro.

A distribuição etária dos beneficiários do Pro-Saúde em comparação aos usuários de planos de saúde de autogestão de todo o país comprova o seu perfil bem mais envelhecido. 52,6% dos seus beneficiários estão na faixa etária de 54 anos ou mais. O pequeno porte do plano e seu perfil etário pressionam os custos de várias formas. Vale ressaltar as exigências regulatórias da ANS, a cada ano mais complexas, que elevam os custos operacionais e administrativos, além do grau de especialização da gestão de saúde, exigindo a intensificação do uso de ferramentas tecnológicas inacessíveis para pequenas operadoras devido ao alto custo de implantação e operação, entre outros aspectos.

Somente um plano de saúde de maior escala é capaz de entregar um serviço de qualidade aos seus beneficiários, com atendimento rápido e eficaz a um custo mais vantajoso. O estudo de mercado feito pelo BDMG e a Desban leva em consideração o porte das operadoras, a rede de atendimento, a facilidade de acesso, a satisfação dos clientes e, claro, a análise criteriosa dos indicadores financeiros dessas operadoras. Isso dará a tranquilidade de uma mudança que é segura e perene, garantindo a continuidade da assistência em saúde.

O plano terá rede credenciada equivalente com a atual do Pro-Saúde, incluindo os hospitais Mater Dei e Felício Rocho, além do laboratório Labclass, que, hoje, são referências entre os atendimentos realizados pelos usuários do plano da Desban. Em caso de internação, será oferecida acomodação em apartamento, além de atendimento aeromédico e odontológico premium. A cobertura foi estendida para todo o Estado de Minas Gerais.

Outro ganho é na coparticipação. Além de expressiva redução nos valores máximos cobrados dos usuários por procedimento, o novo plano oferece clínicas exclusivas do Conexão Saúde para atendimento primário dos pacientes, sem qualquer coparticipação.

O plano estabelece um modelo de atenção primária focado na prevenção e promoção da qualidade de vida, definindo aos usuários um médico de referência para acompanhamento da saúde e atuação preventiva.

As clínicas Conexão Saúde são unidades de atendimento exclusivas para os beneficiários do plano, onde você terá acesso ao seu médico de referência e a uma equipe multidisciplinar composta por:

  • Médico da família
  • Enfermeiro
  • Técnico de enfermagem
  • Nutricionista
  • Psicólogo
  • Fisioterapeuta
  • Farmacêutico

Além disso, os atendimentos nessas clínicas não têm cobrança de coparticipação, garantindo mais economia para os beneficiários.

A Atenção Primária à Saúde é um modelo de assistência que prioriza a prevenção, o cuidado contínuo e a proximidade com o paciente. No novo plano, cada beneficiário terá um médico de referência, que será responsável por acompanhar sua saúde ao longo do tempo, realizando consultas, monitoramento e, se necessário, encaminhamentos para especialistas. Esse modelo traz mais eficiência e qualidade ao atendimento, garantindo que você tenha um profissional que conhece seu histórico e pode atuar de forma preventiva para evitar complicações de saúde.

São 14 unidades da Clínica Conexão Saúde em 11 cidades mineiras: Belo Horizonte (Unidade Barro Preto e Unidade Santa Efigênia), Contagem, Coronel Fabriciano, Ipatinga (2 unidades), Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis, Diamantina, Governador Valadares, Timóteo, Uberlândia e Pouso Alegre. A partir do momento da assinatura do convênio de adesão ao novo plano de BDMG, caberá à Cemig Saúde definir a clínica de referência de cada usuário para atendimento primário, ou seja, já neste momento será determinado a equipe de referência para atendimento individualizado.

Primando pela transparência, compartilhamos tabela de preços específica para o plano de saúde customizado ao BDMG, resultado da negociação junto ao Cemig Saúde. Importante ressaltar que os valores estão em processo de análise atuarial externa, etapa necessária para uma comunicação individualizada sobre os custos. Os valores demonstram que BDMG e Desban conseguiram atender as premissas de mitigar impactos financeiros individuais em todas as faixas de idade e, ainda, assim, garantir a sustentabilidade financeira da proposta pensando também no longo prazo.

A redução dos custos com coparticipação é uma das principais vantagens do novo plano. Consultas médicas no pronto atendimento online, atendimentos presenciais e virtuais do Conexão Saúde, além de consultas eletivas encaminhadas pela equipe do Conexão Saúde são isentas de coparticipação.

Ainda faltam algumas etapas até a migração ocorrer. Além de trâmites internos, ainda será assinado Convênio de Adesão, registro do novo plano de saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a finalização dos Regulamentos. O processo será cuidadoso, transparente, e todos os detalhes do novo plano serão compartilhados. Todos os serviços serão mantidos pelo Pro-Saúde até a migração, em data ainda a ser definida. Todas as informações oficiais serão disponibilizadas pelo BDMG e a Desban por meio de canais oficiais.

Não haverá mudanças aos beneficiários que contam com o patrocínio do BDMG e seus dependentes diretos. Vale reforçar que no novo plano será permitida a adesão por parentes de até quarto grau, auto patrocinados, a plano da Cemig Saúde. Neste caso, eles são responsáveis pelos planos que serão ofertados e pela cobrança integral do valor da mensalidade que deverá ser pago integralmente pelo parente auto patrocinado à Cemig Saúde, por meio de boleto bancário.

Colaboradores ativos, assistidos e seus dependentes diretos serão automaticamente migrados. Parentes até quarto grau podem aderir ao plano na modalidade de auto patrocínio.

Dependentes já cadastrados serão automaticamente migrados. Para novos dependentes ou parentes de até quarto grau será necessário seguir os procedimentos de adesão junto à Cemig Saúde, mas isso somente ocorrerá após a conclusão do processo de migração que ainda depende de etapas a serem cumpridas.

Outras dúvidas acesse o FAQ completo aqui

Vantagens para você

Proximidade

Médico de referência para você e sua família.

Cuidado

Foco na saúde preventiva e na qualidade de vida. Acesso a uma rede de clínicas exclusivas. Atendimento eletivo nos maiores hospitais e laboratórios de Minas Gerais, como MaterDei, Entre outros.

Economia

Coparticipação reduzida e isenção em todos os atencimentos realizados nas clínicas exclusivas. Desconto em farmácias e lojas selecionadas.

Família

Extensão do benefício para parentes até 4º grau, com excelente custo-benefício e boleto de pagamento próprio para o dependente autopatrocinado.

Mudar exige visão e análise e criteriosa para que o caminho escolhido seja o melhor. No caso do plano de saúde, isto implica em fornecer uma assistência integraç e dedicada que atenda aos padrões que você e sua família merecem! 

Você também pode enviar suas dúvidas por aqui

Formulário

Fique atento!

Todas as atualizações sobre a transição para o novo plano serão comunicadas pelo BDMG pela Desban, garantindo transparência e segurança para todos os beneficiários.

Confira os comunicados anteriores sobre o tema