Papel do Gestor Avaliador

» Preparar o clima onde se iniciará o processo, gerando um contexto de cooperação mútua, confiança, credibilidade que torne possível um diálogo transparente de via dupla entre avaliador e avaliado;
» Agende a reunião presencial (preferencialmente) ou com sua webcam ligada, para incentivar seu liderado a fazer o mesmo, gerando maior interação entre vocês e aumentando a assertividade do feedback.
» Assumir o papel de avaliador com compromisso com crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo de pessoas;
» Papel de treinador, desenvolvedor de perfil e potencializador de resultados através de pessoas;
» Faça anotações constantes: Importante estabelecer um local para fazer essas anotações, pode ser um caderno, uma planilha ou ainda em notas do celular.

Lembre-se: os comportamentos positivos também devem ser lembrados e reforçados no momento do feedback. Quanto mais evidências você tiver, mais claro e rico será para o colaborador. Escreva cada situação evidenciada (data, comportamento/situação e impactos).
Atenção: As disfunções da percepção humana podem comprometer os objetivos da avaliação. Portanto precisamos desenvolver algumas formas de fazer com que a avaliação seja mais objetiva e mais criteriosa. O objetivo é reduzir ao máximo a subjetivida da avaliação.

Critérios importante:

» Cuidado com a forma de comunicação para não atingir a autoestima do avaliado;
» Imparcialidade na interação e nas colocações, independente de grau de parentesco e amizade;
» Foco no desenvolvimento de competências do avaliado = ele trabalha para os resultados do time;
» Foco no período que está sendo avaliado;
» Saber ouvir com atenção, empatia e respeito;
» Fazer com que o avaliado entenda e aceite que tem pontos a serem melhorados e isso significa enriquecimento do seu perfil;
» Flexibilidade na forma de comunicação com o avaliado:
    a) Evitar uso da subjetividade, eliminando frases subjetivas do tipo: “na minha opinião”, “no meu ponto de vista”, “ao meu ver”, etc.
    b) Usar dados de realidade, exemplificando e justificando cada sugestão de melhoria.

» Ser descritivo e específico, exemplificando tudo que diz e situações específicas;
» Falar em seu próprio nome, nunca em nome de outras pessoas ou da equipe;
» Nunca usar rótulos como: imaturo, pouco profissional, resistente, lento, desagradável.
» Ter foco no positivo apontando o que deve ser desenvolvido como: “maior flexibilidade quando lidar com…” “mais agilidade em situações como…”
» Priorizar comportamento profissional;
» Orientar as ações de melhoria;
» Demonstrar a verdadeira intenção de colaborar com o crescimento do avaliado.

Desban Nosso futuro, fazemos hoje!