Você sabe o que é DUT?

Publicado em 11/06/2024 .

Você sabe o que é DUT?

Ao solicitar autorização de procedimento ou ressarcimento do plano de saúde, você já deve ter ouvido falar sobre essa sigla.

A DUT, ou Diretriz de Utilização, é uma lista de critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com o objetivo de regular e padronizar as práticas das operadoras de saúde. Essa medida visa garantir que os pacientes tenham acesso apenas ao que é essencial.

A DUT determina quais serviços o plano de saúde deve obrigatoriamente cobrir. Portanto, aqueles que solicitam determinado procedimento devem atender a certos requisitos, que podem incluir idade, sexo, histórico familiar, presença da doença e condição clínica, entre outros fatores.

E como funciona o DUT na prática?

A fim de facilitar o seu entendimento, simulamos abaixo dois exemplos aplicados de DUT.

A ANS determina que os planos de saúde são obrigados a cobrir o exame de mamografia digital para os seguintes critérios:

  • Sexo biológico feminino
  • Na faixa etária entre 40 e 69 anos

 

Por isso, para uma pessoa com sexo biológico feminino de 30 anos, por exemplo, o plano de saúde não é obrigado a cobrir o procedimento - DUT nº 52.

Este exame é coberto apenas em 13 situações, como no caso de investigação de doenças do coração - destacado na DUT nº 68.

Por isso, é importante ressaltar que, embora você possa receber uma recomendação médica para certos exames ou procedimentos, se eles não estiverem incluídos na DUT, o plano de saúde pode não autorizar a sua realização.

Para conhecer o DUT completo, clique aqui

Matéria originalmente veiculada na Newsletter Desban Conecta | Edição de Junho.

Se você ainda não tem acesso, mas deseja receber informações por este canal de comunicação oficial da Desban, realize o aceite da LGPD na área restrita do site.

Confira o passo a passo:

  • Acesse sua área restrita no site da Desban (link)
  • Clique em "Meus dados" e depois em "LGPD"
  • Escolha a opção "Sim" para receber nossas comunicações por e-mail.

Pronto!

Agora você receberá as novidades da Fundação Desban, via Desban Conecta e Desban pra Você.

A sua participação é muito importante para nós!