Informativo de Rentabilidade do Plano Instituído Desban (Plano Família AFBDMG) – Agosto/2020

 

O mês de agosto foi marcado pela consolidação do processo de recuperação econômica a despeito dos riscos de uma segunda onda da COVID-19 ao redor do mundo. A evolução nos estudos de desenvolvimento de diversas vacinas para o combate ao COVID-19 foi fundamental para o suporte ao apetite de risco dos investidores. Os indicadores de atividade industrial e serviços calculados nos índices PMI (Project Management Institute) nas economias avançadas e emergentes alcançaram, em grande maioria a marca de 50 pontos (linha d’água que corresponde à expansão de atividade).

No Brasil, os dados da economia principalmente atrelados à indústria e comércio foram um ponto positivo, entretanto, não foram suficientes para abafar os ruídos políticos que aumentaram substancialmente no decorrer do mês. Logo, pela primeira vez desde o “pós-crise”, houve o descolamento em relação ao cenário global, culminando na desvalorização da bolsa que não conseguiu acompanhar a alta dos índices globais, fechando agosto em 99.369 pontos, e da moeda local juntamente com abertura nas curvas de juros real e nominal. O PIB (Produto Interno Bruto) contraiu 9,7% no segundo trimestre de 2020, reflexo dos efeitos da pandemia sobre a economia.

Fonte: BV Asset / BNP Pariba
 
O desempenho do Plano de Benefícios Instituído Desban no mês de agosto/2020 apresentou rentabilidade líquida prévia de 0,05%, resultado abaixo da sua meta para o mês que foi de 0,69%. A principal contribuição para o baixo desempenho veio do Segmento de Renda Variável que caiu 0,90% no mês, contra um Ibovespa que apresentou retorno negativo de 3,44.

No acumulado do ano até o mês agosto, a rentabilidade do Plano registra uma queda de 8,62% contra uma queda de 8,66% no acumulado até o mês de julho, refletindo principalmente a recuperação do segmento de Renda Variável da DESBAN, o segmento apresenta um resultado negativo de 7,86%, enquanto os principais indicadores Ibovespa e IBX caíram 14,07% e 13,46% respectivamente no mesmo período. Esse movimento de recuperação no acumulado do ano reforça que as alocações baseadas em uma gestão ativa dos gestores tanto do segmento de Renda Variável, como nos demais segmentos, tem contribuído de maneira positiva para a carteira do Plano com a entrega de resultados.
 
Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações: