Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG CV – Julho/2020

 

O mês de julho manteve o otimismo nos mercados financeiros. Alguns fatores ajudam a sustentar o sentimento positivo no mundo. Algumas economias, principalmente aquelas que sofreram com a pandemia primeiro, já estão mostrando sinais claros de recuperação. Além disso, os bancos centrais pelo mundo continuam com pacotes de estímulo, aumentando a liquidez e a busca por ativos de risco.

No Brasil, apesar de a pandemia ainda não estar controlada, o relaxamento das políticas de isolamento nas grandes cidades, tem dado sinais de retomada econômica. Além disso, o início da tramitação da reforma tributária dá sinais de melhora na esfera política. Todos esses fatores influenciaram os mercados locais que mostraram forte alta da bolsa, queda do dólar e valorização da moeda local.

O cenário em recuperação e as estratégias de diversificação dos Gestores contratados pela DESBAN refletiram no desempenho do Plano de Benefícios Previdenciários BDMG (Plano CV) que apresentou rentabilidade líquida prévia de 2,43% em Julho/2020, resultado acima da sua meta para o mês que foi de 0,62%, ou seja, 391,94% acima da meta. A principal contribuição para o desempenho veio do Segmento de Renda Variável que subiu 8,95% no mês, contra um Ibovespa de 8,27%, representando um ganho acima do índice de 108,22%.

No acumulado do ano a rentabilidade do Plano registra uma queda de 1,23%. Destaque para a recuperação do segmento de Renda Variável da DESBAN, o segmento apresenta um resultado negativo de 5,87%, enquanto os principais indicadores Ibovespa e IBX caíram 11,01% e 10,43% respectivamente no mesmo período. Esse movimento de recuperação no acumulado do ano reforça que as alocações baseadas em uma gestão ativa dos gestores tanto do segmento de Renda Variável, como nos demais segmentos, tem contribuído de maneira positiva para a carteira do Plano com a entrega de resultados. 
 
Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações: