Mais de 50 na Web

Publicado em 27/10/2016 .

 

O crescente número de pessoas com mais de 50 anos que usam a internet para se comunicar, obter conhecimento, fazer compras e operações financeiras ou simplesmente se divertir abriu espaço para a explosão dos portais e sites especializados, que chegam perto de duas dezenas. O mais recente deles é o  do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, lançado em abril, que prepara-se para divulgar até o fim deste mês o ranking das cidades brasileiras mais amigáveis para a população mais idosa, e amplia uma oferta diversa, que inclui o Portalplena, com perfil semelhante, até o Avǒsidade, focado no relacionamento de avós e netos, e o site de relacionamento Coroametade

Criado para ajudar a sociedade a entender as consequências econômicas e sociais do aumento da longevidade da população, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon inspira-se em experiências semelhantes apoiadas pelo grupo no exterior. O portal é seu instrumento preferencial de comunicação, também chamado de plataforma digital do Movimento Real.Idade, que traz informações sobre trabalho, finanças pessoais, estilo de vida, saúde e pesquisas sobre longevidade desenvolvidas pelo instituto e seus parceiros. Além disso oferece serviços gratuitos para esse segmento da população como cursos de requalificação profissional, assistência em informática, apoio para a busca de trabalho e desconto em medicamentos.

O gerente institucional do portal, Antônio Leitão, informa que, com uma temática que interessa não só aos mais idosos, mas também pesquisadores e estudantes, o portal é visitado por um público com 45 a 64 anos, o que reflete o interesse crescente da sociedade por esses temas. Há uma peculiaridade, porém: 65% dos visitantes são mulheres. “O envelhecimento é um processo marcadamente feminino e são as mulheres que buscam mais informações sobre esses assuntos”, justifica Leitão.

Índice está chegando -  O Portal está perto de divulgar uma informação valiosa para esse público: quais as cidades mais amigáveis para os idosos. Elaborado em conjunto com a Fundação Getulio Vargas, o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade compreende a avaliação de 65 indicadores. Vivem nesses municípios objeto do trabalho um total de 117 milhões de brasileiros.

Saúde é um dos aspectos que envolvem mais indicadores, incluindo de leitos de hospitais a facilidade de exames de mamografia, dada a importância do assunto para esse grupo etário. As informações serão divulgadas em um hotsite interativo, que vai mostrar o que as cidades analisadas podem oferecer aos mais idosos.

Interesse pelo Alzheimer - O Portalplena se propõe a discutir o envelhecimento da população no Brasil, explica seu idealizador, Wanderley Parisotto, justificando que, nas duas últimas décadas houve uma mudança bastante importante na pirâmide etária do país, ampliando a fatia da população com mais de 60 anos e empurrando a expectativa de vida para os 75 anos. O portal se caracteriza pela ênfase no conteúdo jornalístico voltado para a temática, com a inserção de pelo menos três notícias diárias, além de artigos e estudos de parceiros das áreas da saúde, advocacia e trabalho. Contém também vídeos de produção própria e de terceiros.

O número de visitantes únicos por mês atingiu 250 mil há três meses. Dos visitantes, 72% têm de 18 a 45 anos, o que significa, segundo Parizotto, que o tema levanta interesse crescente. “O portal não nasceu apenas para o velho; e quer discutir envelhecimento com toda a sociedade.”

Dos temas abordados, os que despertam maior interesse no Portalplena, pela ordem, são o Alzheimer e todas as demais doenças do envelhecimento e trabalho. Em resposta, há boa oferta de conteúdo a respeito das várias formas de demência, saúde de um modo geral, e requalificação profissional. Em função desse levantamento, o portal tem parcerias com bibliotecas na cidade de São Paulo para incentivar a leitura para manter as mentes ativas. A partir de novembro, vai oferecer cursos para seus leitores sobre temas como a gerontologia, matemática e língua portuguesa pela internet; e colocar em marcha o projeto que busca incentivar grupos de leitura reunindo avós e netos.

Avós e netos - A aproximação de avós e netos foi a inspiração do casal Elisabete Junqueira e Jorge Luís de Souza para criar, há cerca de um ano, o portal Avǒsidade, com esse circunflexo invertido, o caron de línguas bálticas e algumas eslavas,  para englobar avós e avôs. Bete, na verdade, pensava no assunto há quatro anos, desde que ficou avó e não encontrava as informações que buscava de forma organizada sobre a nova dinâmica da família e descobriu que esse era o problema de muitas outras avós e avôs.  Para ajudar no projeto, entrou Jorge Luís, jornalista. O portal foi montado com estrutura de editorias, com muitas entrevistas, vídeos e artigos especializados de psicólogos, psiquiatras, médicos, especialistas da área financeira entre outros, e atualizações diárias, inclusive nos fins de semana.

Os assuntos são abordados nos canais Vǒ Fala, Vǒ Escreve, Vǒ Canta, Vǒ Brinca, Neto Curte Vǒ e Galeria de Vǒ. Em breve serão lançados o Programa de Vǒ, focando o que pode fazer para se divertir, e Palavra do Especialista, que inclui aconselhamentos de especialistas na área financeira e em assuntos legais.

A plataforma pode ser acessada por celular, tablete e desktop. Busca amplificar a mensagem nas redes sociais, operando com o Facebook, Twitter e Instagram. O portal já contabiliza 360 mil page views e 210 mil usuários.  Jorge Luís afirma que o projeto confia que a internet vai crescer ainda mais. ( Chris Carvalho )

 

FonteDiário dos Fundos de Pensão da ABRAPP