Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG - Agosto/2016

Publicado em 07/10/2016 .

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados, Imóveis e Operações com Participantes, apresentou em agosto de 2016 uma rentabilidade líquida de 0,99%, resultado em linha com sua meta atuarial no mês, de 0,99%. No acumulado de 2016 o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG acumula retorno líquido de 11,65%, superando a meta atuarial de 9,97% no mesmo período.

O retorno total dos investimentos do plano é decorrente da rentabilidade de cada segmento ponderada pelo respectivo percentual de alocação, conforme dados descritos nos quadros abaixo:


O segmento de Renda Fixa, que representa 82,3% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade líquida de 1,15% no mês. Devido ao expressivo volume de aplicação neste segmento, seu retorno é que o mais contribui para a rentabilidade total. Este resultado é decorrente do retorno da carteira de NTN-B’s marcadas na curva (ou seja, que serão mantidas até o vencimento), que possuem uma taxa média contratada superior à meta do plano. Além disto, as aplicações indexadas à Selic novamente apresentaram um retorno acima da meta do plano, que é explicado pela manutenção da taxa Selic frente a um IPCA menor, o que gera um ganho real (retorno acima da inflação) maior. No acumulado até agosto deste ano a rentabilidade líquida deste segmento é de 11,59%.

O segmento de Investimentos Estruturados, que representa 6,8% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade líquida de 0,85% no mês. Este resultado é novamente explicado pela valorização de um fundo imobiliário que compõe a carteira. No acumulado até agosto deste ano a rentabilidade líquida deste segmento é de 20,01%.

O segmento de Imóveis, que representa 5,0% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade líquida de 0,15% no mês. Novamente neste mês o resultado foi impactado pela inadimplência do aluguel do Hospital Lifecenter. Está sendo feito um acordo de renegociação dos valores em atraso que, assim que concluído, deverá reverter às perdas ocorridas até então. No acumulado até agosto deste ano a rentabilidade líquida deste segmento é de -1,05%.O segmento de Investimentos Estruturados, que representa 6,8% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade líquida de 0,85% no mês. Este resultado é novamente explicado pela valorização de um fundo imobiliário que compõe a carteira. No acumulado até agosto deste ano a rentabilidade líquida deste segmento é de 20,01%.

O segmento de Renda Variável, que representa aproximadamente 4,3% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade líquida de -0,97% no mês. Este resultado foi inferior ao apresentado pelo Ibovespa no mesmo período (+1,03%). O resultado do segmento inferior ao apresentado pelo Ibovespa é explicado pela desvalorização de um dos fundos que compõe a carteira. No acumulado até agosto deste ano a rentabilidade líquida deste segmento é de +16,20%.

Por fim, o segmento de Operações com Participantes, que representa 1,7% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade líquida de 1,09% no mês. A rentabilidade deste segmento é decorrente dos juros e correção monetária contratados nos empréstimos. No acumulado até agosto deste ano a rentabilidade líquida é de 12,98%.

 

Resultado Parcial do Plano

Em decorrência do resultado dos investimentos e da atualização das reservas matemáticas pelo mínimo atuarial, o resultado acumulado deste plano em agosto/2016 é: