Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG CV - Junho/2016

Publicado em 08/08/2016 .

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Operações com Participantes apresentou, em junho de 2016, uma rentabilidade de 1,40%, resultado superior à sua meta no mês, de 1,11 %. No acumulado de 2016, o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV acumula retorno de 11,29%, superando sua meta que apresentou retorno acumulado de 7,13% no mesmo período.

O retorno total dos investimentos do Plano é explicado pelo resultado de cada segmento de acordo com seu respectivo percentual de alocação, descritos nos quadros abaixo:

 O segmento de Renda Fixa, que representa 94,7% do total dos recursos do Plano, apresentou rentabilidade de 1,41% no mês. Devido ao expressivo volume de aplicação neste segmento, seu retorno é que o mais contribui para a rentabilidade total. Este resultado é decorrente do retorno da carteira de NTN-B’s marcadas na curva (ou seja, que serão mantidas até o vencimento), que possuem uma taxa média contratada superior à meta do plano e das aplicações indexadas à Selic, que também apresentaram um retorno acima da meta do plano. Além disto, as aplicações em debêntures apresentaram um retorno muito acima da meta do plano e possuem participação relevante na composição deste segmento. No acumulado até junho deste ano a rentabilidade deste segmento é de 11,55%.

O segmento de Investimentos Estruturados, que representa 4,0% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 0,77% no mês. Este resultado é explicado pela natureza de investimento deste segmento, que não apresenta comportamento linear ao longo do período de investimento. Um exemplo disto são os investimentos em FIPs (Fundo de Investimento em Participações) que, na grande maioria, tem em seus regulamentos uma previsão anual para a precificação de seus ativos. No acumulado até junho deste ano a rentabilidade deste segmento é de 6,96%.

O segmento de Renda Variável, que representa aproximadamente 0,4% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 5,53% no mês. Este resultado foi inferior ao apresentado pelo Ibovespa no mesmo período (+6,30%). Após a desvalorização apresentada no mês de maio, o mercado de ações brasileiro retomou seu movimento de valorização no mês de junho, com expectativas positivas em relação ao novo governo. Este movimento de valorização ocorreu de forma concentrada em algumas ações que possuem participação relevante na composição do Ibovespa, como por exemplo, Vale, Petrobras e empresas do setor financeiro. O resultado do segmento inferior ao apresentado pelo Ibovespa é explicado pelo perfil defensivo dos fundos investidos atualmente, que não acompanharam a subida do índice. No acumulado até junho deste ano a rentabilidade deste segmento é de +17,76%.

Por fim, o segmento de Operações com Participantes, que representa 0,9% do total dos recursos do plano, apresentou rentabilidade de 1,46% no mês. A rentabilidade deste segmento é decorrente dos juros e correção monetária contratados nos empréstimos. No acumulado até junho deste ano a rentabilidade é de 11,46%.