Dia mundial do doador de sangue

Publicado em 14/06/2022 .
  

 

 

A necessidade de sangue seguro é universal. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Para que os bancos de sangue estejam em uma situação confortável, é preciso que entre 3% e 5% da população de um país faça doação de sangue voluntária, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas no Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que esse percentual é de apenas 1,9%.

O Ministério da Saúde estima que houve uma queda de 15% a 20% nas doações de sangue no período pandêmico, se comparado à 2019.


  
Vale destacar que quem não pode doar sangue tem também um papel muito válido e necessário – conscientizar outras pessoas sobre a importância do ato. 🩸
 
 
A Fundação Hemominas atua para que as doações ocorram da forma mais segura possível. Para isso, orienta a população que agende suas doações online ou pelo MGapp, para evitar aglomerações e organizar o fluxo de atendimentos.
 

Consulte o site da Fundação para saber o melhor momento para doar! Acesse: hemominas.mg.gov.br


Faça parte dessa corrente
de solidariedade.


A Desban apoia a solidariedade quanto à doação de sangue, conscientizando a população de que é um ato de amor ao próximo, atitude que salva vidas!

 
 

 

 
Desban - Fundação BDMG de Seguridade Social