Projeto Parto Adequado da ANS conquista vitórias!

Publicado em 27/05/2016 .

 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) desenvolveram o Projeto Parto Adequado com o apoio do Ministério da Saúde. A iniciativa tem o objetivo de identificar modelos inovadores, capazes de promover a melhor qualidade do cuidado e a segurança da mulher e do bebê, através do incentivo ao parto normal e redução a ocorrência de cesarianas desnecessárias, tanto na saúde suplementar como no sistema público.

Sobre o Projeto Parto Adequado

“No Brasil, a taxa de cesariana no setor privado de saúde é de 84% e no setor público chega a 40%, enquanto Europa e EUA têm índices em torno de 30%.”

 

 A parceria entre a ANS, hospitais, operadoras e profissionais da saúde para a mudança de modelo de atenção à saúde e de financiamento do setor é a única forma de construção de uma saúde suplementar sustentável, com melhores resultados assistenciais e melhor custo-efetividade”, enfatizou a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

 Após um ano de implantação da iniciativa, a taxa de partos normais entre os hospitais participantes do Projeto Parto Adequado tem se mantido em ascensão, demonstrando que as mudanças estabelecidas são sustentáveis. Novos resultados divulgados pela ANS, Hospital Albert Einstein e IHI revelam que as 40 instituições privadas e públicas estão mantendo uma média de 31% de partos normais entre o público-alvo das medidas. Seis meses antes do fim do projeto, 21 hospitais – mais da metade - já atingiram pelo menos 40% de partos vaginais, alcançando marco importante noâmbito da iniciativa.

 Antes de dar início às medidas para reduzir as cesáreas desnecessárias, os hospitais e maternidades apresentavam, em média, 22% de partos normais. Passado 12 meses, o grupo registrou um aumento de nove pontos percentuais na taxa de partos vaginais entre as gestantes atendidas nessas instituições que são alvo das mudanças implementadas. O resultado positivo se deu mesmo durante as festividades de final do ano, período em que se acredita que há um notório aumento das cesarianas agendadas sem necessidade.

 Para atingir esses resultados, os hospitais privados e públicos que participam do projeto Parto Adequado, estão promovendo melhorias na infraestrutura hospitalar, nos processos de trabalho e incentivando mudanças culturais. As medidas têm possibilitado a incorporação de equipe multiprofissional, promovido a capacitação dos profissionais para ampliar a segurança na realização do parto normal e a revisão das práticas relacionadas ao atendimento das gestantes e bebês, desde o pré-natal até o pós-parto. Tudo isso com o engajamento do corpo clínico, das equipes e das próprias gestantes.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse o Portal da ANS.

A DESBAN apoia essa ação para ajudar na conscientização sobre a importância de uma mudança de comportamento baseada na adoção de atitudes saudáveis.

fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar