Dia Mundial do Doador de Sangue

Publicado em 14/06/2021 .

 

O mundo reverencia os doadores voluntários de sangue por sua atitude altruísta, responsável e solidária. Doar sangue é um ato que beneficia não somente os pacientes hematológicos atendidos pela Fundação Hemominas, bem como todos aqueles que estão nos hospitais na dependência de transfusões para sobreviver.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A escolha da data marca o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que deu início à classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobriu o fator Rh.

Vale destacar que quem não pode doar sangue tem também um papel muito válido e necessário – conscientizar outras pessoas sobre a importância do ato.


Na atualidade, mesmo em tempos de pandemia, com todas as restrições e recomendações quanto ao isolamento social, a doação de sangue se torna ainda mais crucial, pois a demanda é permanente e há pacientes que precisam de transfusão de sangue para o tratamento de diversas doenças, sem esquecer as ocorrências de emergência e traumas.

»  Consulte o site da Fundação para saber o melhor momento para doar clicando aqui


 

Para isso, A Hemominas orienta a população que agende suas doações online ou pelo MGapp, para evitar aglomerações e organizar o fluxo de atendimentos.

»  Agende sua doação

—  Agendamento online (clique aqui)
—  Agendamento pelo MGapp (clique aqui)

fonte: Hemominas

Desban - Fundação BDMG de Seguridade Social