Retorno Negativo da Carteira de Investimentos da Desban: Pandemia COVID-19

Publicado em 16/04/2020 .

 

 

  

Prezado(a) participante,
 
 
No mês de março registramos um retorno negativo na rentabilidade dos planos geridos pela Desban. Este resultado é devido ao movimento de forte queda dos principais ativos de mercado: crédito privado, NTN-Bs, multimercados, renda variável, entre outros.
 
O aumento dos casos registrados de contágio pelo novo Coronavírus, a adoção de isolamento social por diversos países e a expansão dos gastos governamentais destinados às redes de saúde repercutiram de forma muito negativa na atividade econômica global.
 
No Brasil, o Banco Central adotou medidas para manter a liquidez e a capitalização do sistema financeiro, garantindo bom funcionamento dos mercados de crédito e de câmbio e adotando uma politica monetária contracíclica. No âmbito da politica fiscal, o socorro aos grupos sociais vulneráveis, o apoio a estados e municípios, a priorização da saúde pública e a necessidade de expansão dos leitos hospitalares pressionam as despesas das três esferas governamentais.
 
Quando as curvas de infeção do novo Coronavírus começarem a ceder, as restrições de negócios que hoje enfrentamos serão reduzidas e as economias mundiais retomarão paulatinamente a normalidade dos mercados e a trajetória de crescimento.
 
Neste intervalo, as incertezas no curto prazo permanecem, ocasionando muita volatilidade nos investimentos. De fato, as estratégias de investimento enfrentam uma abrupta queda de valor devido aos movimentos de reprecificação dos ativos, típicos de grandes crises. A Desban está atenta a esses movimentos de mercado, mantendo a racionalidade, medindo riscos e oportunidades de investimentos, sempre focada na preservação de capital e na obtenção de bons retornos.
 
Precisando de qualquer informação adicional estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
 
  
 
 
 
  
Atenciosamente,

Desban