Comunicado: Alerta sobre o Sarampo!

Publicado em 09/09/2019 .

 
Sempre que é identificado um caso suspeito de sarampo nos Pronto-Atendimentos, a vigilância sanitária deve ser comunicada e é realizado o fechamento temporário da unidade em questão, de forma a minimizar a transmissão da doença.

Nas últimas duas semanas, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, mais de 30 unidades tiveram o funcionamento interrompido temporariamente diante da suspeita da doença.

Assim, recomendamos contatar os prontos-socorros antes de se dirigir a eles, em caso de necessidade, e reforçamos que o uso dessas unidades deve ser feito em caso real de urgência e emergência, pois esses são lugares de grande exposição a outras doenças. Sempre que possível, agende uma consulta eletiva com seu médico de confiança, pois é mais seguro para a sua saúde e também para a saúde do Plano.

Em apenas uma semana, os casos de suspeita de sarampo aumentaram mais de 40% em Minas Gerais, passando de 55 para 78, sendo que em Belo Horizonte há dois casos confirmados e 44 permanecem sob investigação. 

Portanto, reiteramos a importância da vacinação, cujos detalhes estão explicados abaixo.

 


  

 

 


 

O que é sarampo?
 
 
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
 
Quais são os principais sintomas do sarampo?

 

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
 
 
Como prevenir o sarampo?
 
O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
 
 
 
 
 
 
 
Quem deve se vacinar contra o sarampo?
 
  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

 
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
 
  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
 
 
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
 
 
A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.
 

Quais são as vacinas que protegem do sarampo?
 
 
A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.
 
Os tipos de vacinas são:
 
  • Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  • Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). 

 

Onde devo tomar a vacina?
 
As vacinas são ofertadas em unidades públicas e privadas de vacinação. No SUS, as vacinas são gratuitas, seguras e estão disponíveis nas mais de 36 mil salas de vacinação em postos de saúde em todo o Brasil.