Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG – Novembro e Dezembro/2018

Publicado em 16/01/2019 .
 

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados, Imóveis e Operações com Participantes apresentou em novembro de 2018 uma rentabilidade líquida de 1,25%, resultado acima da sua meta atuarial no mês, de 0,89%.

A partir deste mês iremos fornecer o informativo com a rentabilidade prévia, com objetivo de divulgar essa informação de forma mais ágil. Desta forma, nos segmentos de Imóveis e Operações com Participantes serão consideradas as rentabilidades esperadas com base nos contratos existentes. A diferença entre a prévia e o fechamento contábil é, na maioria das vezes, pequena e no mês seguinte a rentabilidade prévia (que havia sido divulgada no mês anterior) já será atualizada com o fechamento contábil. Desta forma, neste mês será divulgada a rentabilidade prévia para o mês de dezembro de 2018.
 
Em dezembro a rentabilidade líquida foi 0,00% (arredondamento de -0,005%), resultado abaixo da sua meta atuarial no mês, de 0,23%. No acumulado de 2018 o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG obteve retorno de 13,86%, superando sua meta atuarial de 9,96% no mesmo período.
 
A rentabilidade do segmento de Imóveis no mês de dezembro/18 reflete a desvalorização ocorrida na reavaliação anual dos ativos presentes na carteira. No consolidado de 2018 os resultados obtidos nas alocações em Renda Fixa, Renda Variável e Investimentos Estruturados foram os principais responsáveis pela rentabilidade global do Plano. Estes três segmentos juntos correspondem à aprox. 93% da alocação total e foram beneficiados pela queda das expectativas das taxas de juros ao longo do ano, pela valorização do mercado de ações brasileiro e pela valorização ocorrida no FIP Minas Gerais detalhada em fevereiro/18, respectivamente.
 
Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações: