Dia Mundial de Combate ao Câncer

Publicado em 10/04/2017 .
 
Dia 8 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Combate ao Câncer pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A data tem o objetivo de chamar a atenção de líderes políticos e da sociedade em geral para o crescimento da doença. Para isso, organizações ao redor do planeta se reúnem para debater o tema e conscientizar as pessoas da importância da prevenção.
 
O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.
 
Os vários tipos de neoplasias correspondem aos diferentes tipos de células que temos em nosso organismo. Por exemplo, se o câncer se inicia nos tecidos epiteliais, como pele e mucosas, ele é chamado de carcinoma. Se ele começa em tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou cartilagens, ele é chamado de sarcoma, e assim por diante.
 
O surgimento do câncer tem causas variadas, seja por fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares ruins, alcoolismo, atividade sexual sem proteção e uso desordenado de medicamentos.
 
De acordo com o Inca, o câncer de pele é o tipo de neoplasia mais comum entre os brasileiros. Entre as mulheres, também se destaca o câncer de mama e entre os homens o câncer de próstata. O tratamento da doença pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
 
A DESBAN apoia essa ação para ajudar na conscientização sobre a importância de uma mudança de comportamento baseada na adoção de atitudes saudáveis.
 
Clique aqui e acesse também o Comunicare para ler mais sobre saúde e bem estar, bem como sanar todas as suas dúvidas com profissionais da área médica!
 
 
 
 
Fonte: Blogdocancer / Inca / Calendar Brasil