Dia Mundial da Água

Publicado em 22/03/2017 .
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro, e é comemorado anualmente no mundo inteiro. Para 2017, foi escolhido o tema Água Residual.
 
A organização internacional aponta que as chamadas águas residuais - que são recursos hídricos utilizados em atividades humanas, tornando-se impróprios para o consumo - podem ser reaproveitadas na indústria, em setores que não precisam tornar a água potável para utilizá-la como insumo. É o caso de sistemas de aquecimento e resfriamento.
 
Mais de 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Para beber, cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes, o que as coloca em risco de contrair cólera, disenteria, febre tifoide e poliomielite.
 
A cada ano, 842 mil mortes são causadas por causa da falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria. Atualmente, há mais de 663 milhões de pessoas sem acesso a fontes de água potável perto de onde moram.
 
Outro uso da água que evita o desperdício de recursos com a purificação é a coleta da água da chuva para banheiros, irrigação ou lavagem de veículos.
 
A ONU alerta que, até 2030, a demanda por água deve aumentar 50%. Isso exigirá mais esforços para melhorar sistemas de coleta e tratamento, garantindo o reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas. 
 
A DESBAN apoia essa ação para ajudar na conscientização sobre a importância de uma mudança de comportamento baseada na adoção de atitudes saudáveis.
 
Clique aqui e acesse também o Comunicare para ler mais sobre saúde e bem estar, bem como sanar todas as suas dúvidas com profissionais da área médica!
 
 
 
  

Fonte: 

Nações Unidas no Brasil

Agência Nacional de Águas