Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG - Dezembro/2016

Publicado em 14/02/2017 .

Resultado dos investimentos

 
O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados, Imóveis e Operações com Participantes, apresentou em dezembro de 2016 uma rentabilidade líquida de 0,92%, resultado acima da sua meta atuarial no mês, de 0,65%. No ano de 2016 o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG acumulou retorno líquido de 15,41%, superando a meta atuarial de 13,13% no mesmo período.
 
Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações:
 
 
Nas edições anteriores foram explicadas a composição e o retorno por tipo de ativo de cada segmento, com objetivo de ajudar no entendimento do retorno total das aplicações. Conforme mencionado na edição de setembro, mudamos a forma de explicar os resultados e comentaremos apenas os retornos mais relevantes, quando houver.
 
 
 
 A maior parte do resultado obtido em 2016 é explicada pelo retorno do segmento de Renda Fixa que apresentou alocação média superior a 82% dos recursos totais ao longo do ano e retorno de 15,40% no período. Outra grande contribuição foi proveniente do segmento de Investimentos Estruturados que, com a forte valorização do FIP Minas Gerais no mês de Junho, acumulou retorno de 24,84% no ano de 2016.

No mês de dezembro o segmento de Imóveis obteve um retorno positivo de 5,12%, revertendo as perdas incorridas ao longo do ano de 2016. Conforme mencionamos anteriormente, estava em andamento um acordo de renegociação dos valores em atraso referentes ao aluguel do Hospital Lifecenter. Em dezembro este acordo foi finalizado e, após a reversão das provisões referentes a estas perdas, o segmento de Imóveis apresentou a rentabilidade mencionada, encerrando o ano com retorno de 4,40%.