Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG - Novembro/2016

Publicado em 30/12/2016 .

Resultado dos investimentos

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados, Imóveis e Operações com Participantes, apresentou em novembro de 2016 uma rentabilidade líquida de 0,74%, resultado abaixo da sua meta atuarial no mês, de 0,75%. No acumulado de 2016 o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG acumula retorno líquido de 14,75%, superando a meta atuarial de 12,41% no mesmo período.

Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações:


Nas edições anteriores foram explicadas a composição e o retorno por tipo de ativo de cada segmento, com objetivo de ajudar no entendimento do retorno total das aplicações. Conforme mencionado na edição de setembro, mudamos a forma de explicar os resultados e comentaremos apenas os retornos mais relevantes, quando houver.

 

 Em novembro a carteira de Renda Variável obteve um retorno negativo de 5,78% no mês, ficando abaixo do índice Ibovespa que apresentou desvalorização de 4,65% no mesmo período. Após cinco meses consecutivos de alta, o mercado de ações brasileiro apresentou um movimento de realização, que foi impulsionado pelo surpreendente resultado das eleições americanas em 8 de novembro, com a eleição de Donald Trump. O resultado do segmento inferior ao apresentado pelo Ibovespa é explicado pela desvalorização de um dos fundos que compõe a carteira.