Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG CV - Novembro/2016

Publicado em 30/12/2016 .

Resultado dos investimentos

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Operações com Participantes apresentou, em novembro de 2016, uma rentabilidade de 0,99%, resultado superior à sua meta no mês, de 0,56%. No acumulado de 2016, o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV acumula retorno de 17,53%, superando sua meta de 10,67% no mesmo período.

Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações:

 Nas edições anteriores foram explicadas a composição e o retorno por tipo de ativo de cada segmento, com objetivo de ajudar no entendimento do retorno total das aplicações. Conforme mencionado na edição de setembro, mudamos a forma de explicar os resultados e comentaremos apenas os retornos mais relevantes, quando houver.

 

 Em novembro a carteira de Renda Variável obteve um retorno negativo de 6,29% no mês, ficando abaixo do índice Ibovespa que apresentou desvalorização de 4,65% no mesmo período. Após cinco meses consecutivos de alta, o mercado de ações brasileiro apresentou um movimento de realização, que foi impulsionado pelo surpreendente resultado das eleições americanas em 8 de novembro, com a eleição de Donald Trump.