Informativo de Rentabilidade do Plano BDMG CV - Outubro/2016

Publicado em 05/12/2016 .

Resultado dos investimentos

O Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV, cuja carteira de investimentos é composta pelos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Estruturados e Operações com Participantes apresentou, em outubro de 2016, uma rentabilidade de 1,09%, resultado superior à sua meta no mês, de 0,41%. No acumulado de 2016, o Plano de Benefícios Previdenciários BDMG CV acumula retorno de 16,38%, superando sua meta de 10,06% no mesmo período.

Abaixo, segue um quadro resumo das aplicações:


 Nas edições anteriores foram explicadas a composição e retorno por tipo de ativo de cada segmento, com objetivo de ajudar no entendimento do retorno total das aplicações. Conforme mencionado na edição de setembro, mudamos a forma de explicar os resultados e comentaremos apenas os retornos mais relevantes, quando houver.




Em outubro a carteira de Renda Variável obteve um retorno de 9,31% no mês, ficando abaixo do índice Ibovespa em função do perfil do fundo investido atualmente. Atualmente, temos um fundo nesta carteira, que compra cotas de outros Fundos de Ações, o que nos permite beneficiar-nos da capacidade de seleção de fundos do Gestor para ter acesso aos melhores produtos de renda variável com um baixo volume financeiro aplicado.

O Ibovespa apresentou valorização de 11,23% e, conforme explicado anteriormente, este é um índice teórico que possui as ações da Vale e Petrobras com grande participação na sua composição. Estas ações tiveram um bom desempenho em outubro, influenciadas pelas medidas de ajuste fiscal em andamento e pela melhora do cenário externo.